A endometriose pode afetar o intestino?

A endometriose pode afetar o intestino? Sim, é possível. A endometriose intestinal ocorre quando o tecido que reveste o interior do útero, chamado de endométrio, se desenvolve fora dele, infiltrando o intestino e causando dores e outros sintomas incômodos.

O que é endometriose intestinal?

A endometriose intestinal é mais comum nas regiões do reto e do sigmóide, mas também pode se manifestar em outras áreas, como o apêndice e o íleo. O tecido endometrial, que normalmente cresce dentro do útero, pode se implantar nessas áreas do intestino, provocando uma série de complicações.

 

Sintomas da endometriose intestinal

Fique atento aos seguintes sintomas de alerta que podem indicar a presença de endometriose no intestino:

  • Dor abdominal ou pélvica intensa;
  • Alterações no hábito intestinal, como diarreia ou constipação crônica;
  • Infertilidade;
  • Dor durante a relação sexual (dispareunia);
  • Em alguns casos, pode ocorrer sangramento retal.

Esses sinais não devem ser ignorados, pois a endometriose intestinal pode impactar seriamente a qualidade de vida e, se não tratada, pode causar complicações ainda mais graves.

 

Diagnóstico e tratamento

Se você apresentar algum desses sintomas ou perceber alterações nos hábitos intestinais, é fundamental procurar um coloproctologista para realizar uma avaliação completa. Apenas um diagnóstico preciso permitirá a definição do tratamento mais adequado, que pode envolver desde medicamentos até procedimentos cirúrgicos.

 

Agende sua consulta e cuide da sua saúde intestinal!

Agende a sua consulta

Confie na expertise do Dr. Breno Xaia para cuidar da sua saúde intestinal com o que há de mais moderno na medicina. Entre em contato para agendar sua consulta.

agendar uma consulta